Quantcast
Channel: Leitura Capital » O Príncipe
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

O Príncipe: Estados Hereditários e Novos

$
0
0

Em O Príncipe, Maquiavel começou por separar os vários tipos de Estados: repúblicas ou principados. E, não se pronunciando sobre as repúblicas, acrescentou existir principados hereditários e os novos.

Os hereditários são aqueles “nos quais a estirpe do senhor exerceu durante muito tempo o domínio”, e os outros são os novos.

Maquiavel, disse ser muito mais fácil a um príncipe manter-se no poder dum principado hereditário que dum novo. No segundo capítulo lê-se que “nos Estados hereditários e habituados à estirpe do seu príncipe a dificuldade em os conservar é muito menor do que nos novos, (…) Se um príncipe tiver aptidão vulgar, manter-se-á sempre no seu Estado, [e se] expulso por força extraordinária e excessiva, regressará à mínima adversidade do ocupante.”

Prossegue falando dos Estados que são em parte hereditários e em parte novos: os Estados Mistos. Neste caso, as dificuldades para um príncipe eram semelhantes aos problemas relacionados com os Estados Novos. Aberto o precedente, ou já acostumados, a mudanças de nome no poder, os “homens mudam de bom grado de senhor, convencidos que vão encontrar melhor“, e, soma-se a isto a “impossibilidade de não ofender aqueles que se passa a governar como novo príncipe com uma enorme quantidade de humilhações inerentes a uma conquista“.

Maquiavel, nas páginas seguintes indica um conjunto de medidas que um príncipe deve ter em conta caso possua um principado misto. Se possível, enunciarei algumas delas em futuros posts.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images